Na quinta-Feira dia 15/07 nosso documentário foi exibido na Mostra de Video do N Design (Encontro Nacional do Estudantes de Design), foi muito emocionante ver o nosso documentário que tanto sofremos para fazer sendo exibido em um auditório gigantesco para mais de 2.000 pessoas e sendo muito aplaudido no final. Mas emoção maior ainda estava por vir, no sábado dia 17/07 durante a Plenária Final do encontro houve a premiação da Mostra de video e o nosso Documentário ganhou em primeiro lugar na categoria documentário.
Ficamos extremamente feliz por isso, e agradecemos muito aos nossos Apoiadores e Patrocinadores por acreditarem em nosso trabalho e investir na cultura da nossa região.
Mas aprendemos muito também com todas dificuldades, principalmente com a de conseguir apoio, pois essas dificuldades fizeram com que fizessemos o documentário com a melhor qualidade possível, para poder mostrar a oportunidade que as empresas perderam em não apoiar projetos deste tipo.
Então,
Obrigado a Todos!
O N Design – Encontro Nacional de Estudantes de Design irá promover uma mostra competitiva de video, nós enviamos o nosso documentário e fomos selecionados!
Isso é uma grande honra (principalmente dentro do nosso contexto)pois concorremos com filmes e videos do Brasil inteiro!
O evento ocorrerá de 11 a 18 de julho em Curitiba e estaremos lá!
Também estamos organizando no minimo duas exibições para o mês de Julho em Montes Claros, assim que tivermos a data colocaremos aqui.
Não peço a Deus fardos mais leve, peço ombros mais fortes!
Semana passada foi uma correria só, Todos os entrevistados em Montes Claros estavam com agenda lotada isso gerou dificuldades para marcar as entrevistas.
A edição também não foi fácil, utilizei 3 computadores diferentes pra tentar solucionar um problema de render, trabalhei em praticamente todos os horários de almoço e fiquei amigo da atendente da empresa de segurança/alarme que me ligava todo dia a meia noite para me lembrar de acionar o alarme.
Tivemos problemas com o áudio que não ficou pronto a tempo.
E por ultimo não conseguimos inscrever o doc no Ndesign, pois o mesmo ainda não estava pronto.
Ficamos muito triste pois essa era a principal intenção nossa.
Mas, nem tudo estava perdido, terminamos o doc pois faremos o lançamento em Montes Claros e em Grão Mogol.
Mas as coisas melhoraram...
Ontem saiu uma matéria de 1/2 página no Hoje em Dia.
E Hoje sai a notícia que as inscrições da Mostra de Video do Ndesign foram reabertas!
Trailler já ficou pronto, a edição das entrevistas em Grão Mogol já está adiantada,mas ainda falta muito pela frente e temos pouco tempo para isso.
Esta semana iniciaremos as gravações em Montes Claros, precisamos de no mínimo cinco entrevistas.
Esse fim de semana eu termino a edição das imagens de Grão Mogol e pretendo descansar um pouco e me preparar para a semana que vem, esta sim será pauleira!
já tem uma semana que eu não assisto uma aula e pelo jeito assim será na próxima semana também. Estou com alguns trabalhos(serviços a fazer) e orçamentos atrasados. Mas estou feliz, nosso foco é concluir o documentário "custe o que custar!."
Estavámos super satisfeitos com o material capturado, mas mesmo assim resolvemos fazer mais uma entrevista.
Ontem a noite (27/03),começamos a conversar com Gê Froes, logo de início percebemos que a entrevista ia render muito. Ele começou a conversar sobre o artesanato e a cidade, antes mesmo de termos montados o equipamento. Foi uma correria enorme para montar tudo pois não queríamos perder nenhum momento e se pedíssemos para ele repetir não teria a mesma intensidade.
Este senhor de 71 anos, nos surpreendeu por ter a história de Grão Mogol na ponta da lingua, e com extrema riqueza detalhes.
Ele é extremamente culto, pesquisador da natureza, história e cultura da região. É uma pessoa que já fez muito pelo artesanato e pela cidade de Grão Mogol, mas diante das dificuldades e do descaso das pessoas e autoridade, está desiludido.
Essa desilusão nos fez perceber que algo tem sido feito pelo artesanato e cultura da região, mas ainda tem muito a ser feito.
A entrevista dele acabou se tornando de extrema importância para o Documentário.
Hoje fomos capturar algumas imagens na Trilha do Barão, morro à cima por 3 horas pelos, a trilha foi construída por escravos no final do séc. XVIII e dava acesso a casa do Barão de Grão Mogol. Subimos com o dia ainda amanhecendo, clima bastante agradável e vegetação exuberante.
Fotos de cactos e flores de bromélias não faltaram. Quanto a fauna nos deparamos somente com passarinhos, as onças e cobras do cerrado não deram o ar da graça. Infelizmente não encontramos nenhum Discocactus pseudoinsignis, mas fotografamos outras 6 espécies só de cactos.
A manhã foi produtiva, apesar do cerrado ter escondido o nascer do sol, mas a longa caminhada valeu muito a pena. Já já iremos filmar um curso que está acontecendo agora na Associação dos Artesãos de Grão Mogol
Acompanhem também as fotos de hoje que postamos no flickr
http://www.flickr.com/dacartesanato
Estas empresas apoiam nosso projeto e a cultura regional.
Casulo Estúdio GráficoShekinah StúdioProdutora de Áudio
Baru SonoroGrupo musical
Preifeitura Municipal de Grão MogolSingular DigitalComunicação visual
Agradeço à essas empresas por possibilitarem a realização deste documentário!
Dias produtivos, pessoas receptivas, imagens lindas, história e muita estória.
Iniciamos as gravações na Casa do Artesão onde estavam reunidos boa parte dos artesãos da cidade. Este lugar rendeu ótimas imagens.
Glauber Prates filmando com a Canon EOS T1i/500D. Isso mesmo filmando com uma câmera fotográfica!
Edgar em seu atelier.
Dulce em seu atelier.
Tivemos muita sorte! Coincidiu que no dia em que chegamos a associação estava reunida para a entrega de um lote de peças pra a TOK STOK. Isso rendeu boas imagens. A nossa câmera uma Fotográfica Canon T1i/500d não decepcionou. A imagem é muito boa e a profundidade de campo curta possibilita imagens lindas!
A qualidade ta ficando superior ao que imaginávamos!
A Prefeitura de Grão Mogol nos hospedou em sua hospedaria que é simples porém muito confortável!
Apesar de termos feito checklist, mesmo assim ainda tivemos alguns problemas como já de se esperar: Esquecemos o cabo de uma das câmeras (da 2ª câmera), daqui a pouco tentaremos resolver este problema.
Também esquecemos de trazer os programas de edição para instalar no notebook (Gentilmente emprestado pelo meu irmão Daniel Prates), além disso nosso modem 3g não funciona aqui, por isso só será possível postar as fotos no blog enquanto estivermos aqui na lan house de Grão Mogol.
Hoje temos 3 entrevistas marcadas, começaremos a gravar apartir das 9:00 da matina!
Nosso estabilizador acabou de ficar pronto, o projeto foi feito a partir de um que já existe na net.
Ele estabiliza as imagens quando é necessário andar ou correr por terrenos acidentados.
Projeto Original:
http://steadycam.org/
Conseguimos muito apoio, que são serviços e produtos necessários para a produção do doc, mas, infelizmente nenhum patrocínio ($$) até o momento. Sem dinheiro é impossível produzirmos esse doc.
O nosso prazo para finalização do doc é até dia 11 de abril, sendo assim não temos mais tempo de procurar patrocínio.
Mas como somos brasileiros e não desistimos nunca, decidimos fazer o documentário assim mesmo! Vamos bancar o documentário do nosso próprio bolso.
Quinta Feira 25/03 Iniciaremos as gravações em Grão Mogol, na semana seguinte gravaremos em Montes Claros e iniciaremos a edição.